Páginas

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

3°DIA: INQUIETAÇÃO


MARTA, PORÉM, ESTAVA OCUPADA COM MUITO SERVIÇO. E, APROXIMANDO-SE DELE, PERGUNTOU: "SENHOR, NÃO TE IMPORTAS QUE MINHA IRMÃ TENHA ME DEIXADO SOZINHA COM O SERVIÇO? DIZE-LHE QUE ME AJUDE! " RESPONDEU-LHE O SENHOR: “MARTA! MARTA! VOCÊ ESTÁ PREOCUPADA E INQUIETA COM MUITAS COISAS; TODAVIA APENAS UMA É NECESSÁRIA. ” LUCAS 10:40-42a

Chegamos neste ponto do texto e me deparo com Marta, não com a Marta do início da história (ver 1º dia) que recebe a Cristo com entusiasmo, mas vejo uma pessoa ativa e preocupada andando de um lado para o outro sempre procurando fazer o melhor serviço para agradar o anfitrião. Através do texto nos é revelado um pouco da personalidade de Marta, ela é do tipo que arregaça as mangas e põe a mão na obra e só larga quando tudo estiver terminado, é aquela que está sempre correndo, que vai ao mercado, a feira, a comida sempre bem-feita. Podemos dizer que Marta é a perfeita anfitriã e uma pessoa sempre pronta a servir, podemos ver esta característica em outros episódios. Quando Jesus chega para ressuscitar Lazaro Marta vai correndo recebe-lo (ler João 11:20) e logo mais adiante vemos Marta servindo Jesus (ler João 12:2). Marta é uma excelente trabalhadora, mas por vezes ela acaba se sentindo sozinha pois nem todos conseguem acompanhar o seu ritmo.
Marta enquanto estava na cozinha ouvindo a conversa na sala sentia seu coração borbulhar, mas o trabalho estava ali e não podia largar e em seus pensamentos passavam questionamentos do porquê sua irmã não estava ali ajudando e isso a fazia sentir mais nervosa e solitária. Até que não aguenta e num rompante de fúria ela sai da cozinha e vai em direção a conversa e interrompendo questiona Jesus: "SENHOR, NÃO TE IMPORTAS QUE MINHA IRMÃ TENHA ME DEIXADO SOZINHA COM O SERVIÇO? DIZE-LHE QUE ME AJUDE! "
Quantas pessoas ficam estressadas e feridas e até adoecidas fisicamente por se doarem de forma extrema ao trabalho, Marta se envolve tanto no servir que não consegue enxergar a riqueza espiritual que envolve aquela visita de Jesus e seus discípulos. E ela sem pensar solta palavras de acusação contra Jesus e contra sua irmã, dizendo que Jesus não se importava e que sua irmã era preguiçosa. A resposta de Jesus veio ao encontro da sua aflição de forma doce: “MARTA! MARTA! VOCÊ ESTÁ PREOCUPADA E INQUIETA COM MUITAS COISAS; TODAVIA APENAS UMA É NECESSÁRIA. ” A refeição que Marta estava fazendo iria durar apenas alguns minutos, mas o que se passava na sala era para a eternidade.
Jesus revela que o prato principal não era a comida, mas o momento de comunhão e que aquele momento era para ela se alimentar do Pão da Vida.

E quanto a nós será que temos nos envolvido tanto nos nossos afazeres que nos esquecemos de valorizar o que importa? Vamos refletir sobre isso, vivemos em um mundo onde a aparência é o que importa onde muitas vezes evitamos estar com as pessoas, achando desculpas de que estamos atarefados, valorize cada momento de comunhão, pois a nossa comunhão com as pessoas revela o nível da nossa comunhão com Cristo (ler 1ª João 4:19-20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário